Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2011

LIMÃO: o sabor azedinho saudável!

Notícia publicada no site do CRN9 (http://www.crn9.org.br/noticia.php?id=127) no dia 25 de março de 2011. Acesso em 5 abril de 2011.


O limão pode causar cara feia em quem prova, mas o nosso organismo agradece os benefícios que essa fruta proporciona. Praticamente tudo pode ser aproveitado! Sua polpa é rica em minerais e vitaminas, já a parte branca da fruta tem muita pectina, fibras solúveis e na casca (que pode ser usada ralada em tortas e bolos) o D-limoneno previne alguns tipos de câncer. Esta substância penetra com facilidade em todos os tecidos e células de nosso organismo e é um poderoso solvente de toxinas e gorduras. Com isso, dissolve cálculos renais e ajuda a desentupir veias. A vitamina C (ou ácido ascórbico) presente em sua composição é um excelente antioxidante, estabiliza a estrutura do colágeno, é fotoprotetor, ajuda na cicatrização e infecções. Além disso, o ácido cítrico auxilia na digestão.

A combinação da vitamina C com o ácido cítrico combate os radicais livres e aumenta a resistência do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. O bioflavonóide presente no limão, juntamente com a vitamina C auxiliam a queda de colesterol ruim e aumenta a resistência dos vasos sanguíneos.

O limão tem o poder de alcalinizar o ph sanguíneo, isto significa que a alcalinidade de um meio ajuda as enzimas do fígado, responsáveis pela desintoxicação (eliminação de toxinas) a funcionar melhor. Fígado trabalhando adequadamente elimina toxina, ajuda emagrecer.

Consumir a mistura de limão com água morna, na temperatura do corpo, age na limpeza do organismo enquanto estamos em jejum. Com a limpeza do organismo e a regularização do metabolismo, é possível acabar com o depósito de gordura. Esta prática pode até funcionar... muitas pessoas já a seguiram ou conhecem quem a praticou! Não acredito que este hábito seja saudável ou que seja a melhor forma para se diminuir o depósito de gordura. Tomar uma mistura de limão com água morna pode causar gastrites e úlceras estomacais. CUIDADO!!!

Sugestão de consumo: dois limões por dia em sucos ou temperos para saladas.

Acessem o link e confiram as várias receitas que utilizam o limão como ingrediente principal: <http://www.moo.pt/receitas/tag/lim%C3%A3o/>

Um comentário:

  1. Adoro limão e faço uso constante na salada durante o almoço. Só não consegui ainda perceber o efeito emagrecimento ... Hehehehehehehehehehe

    Beijão, Kaká.

    ResponderExcluir