Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Climatério e menopausa X alimentação saudável


As palavras menopausa e climatério têm sentidos diferentes. A menopausa é o momento da vida da mulher em que ocorre a última menstruação, normalmente entre os 40 e 50 anos de idade. Climatério é o período que abrange toda a fase em que os hormônios produzidos pelos ovários (estrogênio e progesterona) vão a cada dia deixando de ser fabricados, marcando assim a transição entre as fases reprodutiva e não-reprodutiva da vida da mulher. Portanto, a menopausa é um evento que acontece durante o climatério. Nem a menopausa nem o climatério são doenças, mas ocorrências naturais ao longo da vida das mulheres.

Modificações que podem ocorrer:

- Calores e suores.

- Humor depressivo e instabilidade emocional.

- A pele pode se tornar fina e enrugada além de haver perda de cabelos, secura nos olhos e dor nas articulações.

- Incontinência urinária (vontade de urinar a todo o momento), secura vaginal provocando dor ou desconforto durante o ato sexual.

- Pode ocorrer um ganho de peso e descontrole do colesterol, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

- A ausência dos hormônios também pode afetar os ossos e aumentar as chances de desenvolvimento de osteoporose.

Como a alimentação pode ajudar:

 
1.   É recomendado um consumo adequado de hortaliças e frutas. Pois os alimentos desse grupo alimentar são fontes de fibras que contribuem para o funcionamento do intestino, além de impedir a absorção em excesso de gorduras e carboidratos.

2.   Não podemos nos esquecer do consumo adequado leite e derivados, de preferência desnatados. Esse é um grupo de alimentos muito importante por ser fonte de cálcio, mineral envolvido na prevenção da osteoporose.

3.   Nosso corpo não pode absorver o cálcio ou adicionar cálcio aos ossos sem a presença de vitamina D, em quantidade suficiente. Alimentos como manteiga, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, alguns peixes e nata contém pequenas quantidades dessa vitamina, por isso torna-se necessária a exposição solar (em horários adequados, de 7 as 9 h da manhã) para uma melhor absorção da vitamina D e também para sua produção pelo organismo. Atenção: esses alimentos devem ser consumidos com moderação por serem gordurosos.

4.   Procure consumir soja e seus produtos derivados, que são fontes de fitoéstrogenos, substâncias que auxiliam no combate aos sintomas relacionados à menopausa.

5.   Outros compostos que também “imitam” os efeitos do estrógeno no organismo são as lignanas, encontrada na linhaça.

6.   Os açúcares e doces e os óleos e gorduras devem ser consumidos com moderação. Pois o consumo desse grupo alimentar em excesso favorece o excesso de peso e o surgimento de outras doenças. Como já existe um favorecimento para o ganho de peso nessa fase da vida, não podemos abusar.

A menopausa é um período de mudanças,

porém não deve ser visto com desânimo ou tristeza.


Referências:

https://www.buzzero.com/thais-figueiredo/curso-online-Menopausa-e-Climaterio.html
http://integrallenutricao.blogspot.com/2010/06/climaterio-e-alimentacao-saudavel.html
http://www.nutricaoemfoco.com/2008/08/10/vitamina-d/

Nenhum comentário:

Postar um comentário