Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Benefícios dos chás: Camellia sinensis.


Provenientes da mesma planta, a Camellia sinensis, os chás são divididos em 4 categorias, de acordo com a forma com que a planta é processada.
·         Chá branco: obtido apenas pelo processo de secagem dos brotos, sem fermentação.

·         Chá verde: feito com as folhas da planta, que são torradas imediatamente após a colheita, para que não ocorra a fermentação.

·         Chá Oolong: as folhas passam por uma parte do processo de fermentação, sendo considerado semifermentado.

·         Chá preto: o processo de fermentação é realizado até o fim. O chá vermelho é apenas mais uma designação do chá preto, porém existe uma outra planta, Aspalanthus linearis, que é comercializada como chá vermelho apesar de não ser tecnicamente chá, já que não vem da Camellia sinensis.

Os benefícios dos chás estão relacionados à ação de seus compostos fenólicos ou flavonóides, que têm propriedades anti-inflamatórias, hipoglicemiantes, antitrombóticas e capacidade de diminuir as gorduras no sangue. Os flavonóides dos chás possuem capacidade de modular a noradrenalina, aumentando assim a termogênese e a oxidação das gorduras, evitando, dessa forma, o aumento no tamanho e quantidade de adipócitos (células de gordura) e, consequentemente, prevenindo o depósito de gordura no organismo e regulando o peso corporal.

O chá verde tem efeito protetor contra diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares, possui propriedade antialérgica, antiesclerótica e antibacteriana, além de ser rico em minerais e vitamina K. Além disso, o chá verde aumenta a oxidação de gorduras e o gasto calórico, o que contribui para a perda de peso e diminuição de massa gorda. Estudos com resultados positivos aumentam as esperanças de que o chá possa ter ação preventiva contra o Alzheimer. Já o chá preto possui ação contra os radicais livres, tem potencial anticarcinogênico e antimutagênico e capacidade para reduzir doenças cardiovasculares.

Como preparar o chá verde:

Para o melhor aproveitamento das propriedades antioxidantes, o chá verde deve ser preparado com tempo de infusão entre 3 e 5 minutos (da folha ao invés de sachê). Faça assim: coloque o chá verde, na proporção de 1 colher de chá para cada xícara de água num recipiente de porcelana ou vidro. Não deixa a água levantar fervura. Portanto, aqueça água filtrada até que comecem a levantar as primeiras bolhas, as mais pequeninas. Retire a água do fogo e jogue em cima das folhas de chá verde. Tampe e espere de 3 a 5 minutos. Em seguida coe e beba (quente ou frio). Os princípios bioativos e as propriedades antioxidantes mostraram-se estáveis ao armazenamento em temperatura ambiente e em geladeira por no máximo 24 horas. Desta forma, o consumidor pode preparar o chá, mantê-lo em geladeira ou mesmo em temperatura ambiente e consumi-lo ao longo do dia. Para as pessoas que têm dificuldade de tomá-lo sozinho, basta misturar uma fruta d sua preferência e bater no liquidificador ou apenas misture com água de coco. Importante: o chá não deve ser reaquecido, devem ser consumidos sem açúcar.

Horário para usar o chá verde:

Não deve ser ingerido após as 16 horas por pessoas que sofrem de insônia ou possuem dificuldade para dormir. Também não deve ser usado após o almoço para não prejudicar a absorção de alguns nutrientes, principalmente do ferro. O ideal é não combiná-lo com alimentos como leite e derivados. Prefira tomar o chá no meio da manhã (colação) ou meio da tarde (lanche da tarde), acompanhado de pães ou biscoitinhos integrais. Algumas pessoas preferem misturar à água de coco e tomar durante a atividade física.

Quantidade de chá verde diária
:

Hipertensos não devem exceder de 2 xícaras de chá por dia. O ideal é que o chá seja mais diluído se consumido por hipertensos e pessoas ansiosas. Para quem não apresenta nenhum agravo à saúde, o consumo de até 4 xícaras diárias é saudável.

O chá é considerado um alimento funcional que, se consumido no cotidiano,
 pode trazer inúmeros benefícios à saúde humana. Porém, como todo alimento, a ingestão excessiva de chás pode trazer efeitos indesejados e maléficos como problemas renais, anemia, fluorose dental, dentre outros.

Atenção:
O chá verde em cápsula só pode ser usado
se indicado por um profissional de saúde.
Hipertensos, portadores de gastrite e refluxo e pessoas que possuem hipotireoidismo (apenas do tipo auto-imune)
não devem abusar desta bebida.
 Todos os chás são contra indicados durante a gravidez.


O chá verde é rico em cafeína, substância com propriedades estimulantes, que funciona como vasoconstritor (diminuição do calibre dos vasos sangüíneos). Isso faz com que o sangue tenha maior resistência ao passar pelos vasos, dificultando de certa forma a sua circulação. Esta maior resistência pode ser traduzida em um aumento da pressão. Além disso, a cafeína acelera os batimentos cardíacos. Em pessoas não habituadas ao uso de cafeína estes sintomas podem ser intensificados, principalmente se o consumo for excessivo. A cafeína pode ainda estimular a secreção gástrica ácida e piorar os a dor em indivíduos portadores de gastrite e refluxo.

Pessoas com tireoidite auto-imune não devem consumir chá verde, pois um dos efeitos deste chá é estimular o sistema imunitário. Explica-se então a principal contra-indicação do chá verde nos hipotiroideus, mas como mencionado, apenas se houver como base uma tiroidite auto-imune. Portanto, consulte um endocrinologista antes de tomar o chá verde.


Referências Bibliográficas:

Revista Nestlé Bio Nutrição e Saúde. Branco, verde, vermelho, preto...O arco-íris do chá. ISSN 2176-8463. Ano 4, nº12. São Paulo; agosto, 2010.

NISHIYAMA, MF; et al. Chá verde brasileiro (Camellia sinensis var assamica): efeitos do tempo de infusão, acondicionamento da erva e forma de preparo sobre a eficiência de extração dos bioativos e sobre a estabilidade da bebida. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 30(Supl.1): 191-196, maio 2010.

ANutricionista. Benefícios do chá. Nutricionista Adriana Fernandes Miranda - CRN4 09100076. Disponível em <http://www.anutricionista.com/beneficios-do-cha.html>. Acesso em 02 de junho de 2011.
ANutricionista. Chás derivados da Camellia sinensis. Nutricionista Francis Moura Santos- CRN5 3243/P. Disponível em < http://www.anutricionista.com/os-chas-derivados-da-camellia-sinensis.html>. Acesso em 02 de junho de 2011.
LIMA, J.D., et al. Chá: aspectos relacionados à qualidade e perspectivas. Ciência Rural, Santa Maria, v.39, n.4, p.1270-1278, jul, 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/cr/2009nahead/a132cr546.pdf>. Acesso em 02 de junho de 2011.
SENGER, A.E.V., et al. Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica, Porto Alegre, v.20, n.4, p.292-300, 2010. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/viewFile/7051/5938>. Acesso em 02 de junho de 2011.

Nutrício. Disponível em http://www.nutricio.com.br/cha-verde.htm. Acesso em 20 de junho de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário