Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de março de 2011

AMARANTO, um alimento que chegou para ficar!

Está aí um alimento que chegou para ficar! Redescoberto na década de 70, o pseudocereal originou-se das civilizações Asteca-Maia e Incas.  Também conhecido como feijão dos Andes, o amaranto apresenta grande quantidade de proteínas de alto valor biológico. Isto torna o grão uma ótima opção para atletas pois estimula a recuperação e ganho de massa magra. Também indicado para idosos e crianças em fase de crescimento.
Composição nutricional: 60% amido, 13% fibras, 15% proteínas de alto valor biológico, 8% lipídios. O Amaranto é também fonte de vitaminas e de minerais importantes como o Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Zinco e Vitaminas do Complexo B e Vitamina E. Não contém glúten e por isto pode ser usado na alimentação de portadores da doença celíaca.
A grande concentração de Esqualeno em sua composição, uma substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos, é uma característica singular do amaranto. Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e fortalecimento da membrana celular, auxiliando na melhora do sistema imunológico devido à proteção das células.
O amaranto é também indicado na Nutrição Preventiva, a qual tem por objetivo evitar doenças e melhorar a qualidade de vida. Este alimento apresenta também ação antioxidante, uma vez que possui em sua constituição o esqualeno e vitamina E.
O amaranto é comercializado na forma de grãos, flocos (consistência similar à da aveia) e farinhas. Pode ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados.

Curiosidade
Como a quinoa, o amaranto foi selecionado pela NASA para alimentar os astronautas devido ao seu alto valor nutritivo, por seu aproveitamento integral, por sua facilidade de cultivo e seu rápido crescimento, mesmo em condições adversas.
Foi descrito pela NASA como uma cultura CELSS (Controlled Ecological Life Support System), ou seja, a planta elimina dióxido de carbono na atmosfera e, ao mesmo tempo, gera alimentos, água e oxigênio para os astronautas. Por isso o amaranto passou a ser cultivado em viagens espaciais desde 1985.

Orientações para uma boa alimentação
- O amaranto ajuda a abaixar colesterol ruim, LDL;
- A melhor maneira de usá-lo é estourar o grão numa panela e moer a pipoquinha que surge que é menor do que a de milho comum;
- A farinha que resulta desse processo não tem gosto nenhum e pode ser usada em várias receitas, substituindo parte da farinha tradicional de trigo;
- O amaranto é uma excelente fonte de fibras que ajuda a controlar a fome;
- O grão de amaranto não contém glúten por isso é aconselhável para celíacos podendo ser misturado em feijões, sopas, bolos etc. Atenção celíacos: quando acrescentar amaranto em preparações mais elaboradas como bolos, tortas, pães e outras, observar a composição nutricional dos demais ingredientes, pois podem conter glúten!
- A versão em flocos pode ser consumida cozida, do mesmo jeito que o arroz, ou in natura misturado a saladas.

RECEITAS COM AMARANTO

Kibe Assado com Amaranto
Rendimento: 15 porções
1 kg de carne moída magra (patinho)
1 xícara (chá) de trigo para kibe deixado de molho por 1 hora
100 g de Amaranto em Flocos Vitalin
2 dentes de alho picado
1 cebola grande ralada
2 colheres (sopa) de salsa picada
¼ de xícara (chá) de hortelã picada
2 colheres (sopa) de Zaatar (tempero misto árabe)
Sal, pimenta moída e cominho a gosto
Azeite de oliva para regar

Recheio:
2 cenouras médias raladas
250 g de espinafre, picados com talo e tudo
1 dente de alho picado
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo do Recheio:
Em uma panela coloque o azeite e o alho e refogue até o alho dourar levemente. Acrescente o espinafre picado e refogue até murchar levemente. Acrescente a cenoura ralada e tempere com sal e pimenta. Refogue por 3 minutos e desligue. Reserve.
Modo de Preparo Massa:
Escorra o trigo de kibe tirando todo o líquido possível. Acrescente os demais ingredientes misturando bem. Prove e ajuste o tempero se necessário. Em uma forma untada com azeite de oliva, distribua metade do preparado de carne.Distribua o recheio por toda a superfície.Cubra com o restante do preparado de carne.Alise a superfície e regue com bastante azeite de oliva.Leve ao forno para assar por 30 minutos aproximadamente. Corte ainda na assadeira e sirva.

Farofa Fantasia com Amaranto
Rendimento: 15 porções
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
1 xícara (chá) de Amaranto em Flocos Vitalin
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho picado
1 cebola picada
2 tomates firmes sem pele e sem sementes em cubos
100 g de azeitonas verdes picada
4 ovos cozidos e picados
50 g de amendoim frito sem pele
3 colheres (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de orégano
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, refogue no azeite de oliva o alho e a cebola até dourar. Acrescente os tomates e refogue por mais 3 minutos. Acrescente a farinha de mandioca, o Amaranto em Flocos Vitalin e as azeitonas e continue a mexer no fogo por mais 5 minutos. Desligue. Acrescente os ovos, o amendoim, a salsa, o orégano e tempere com sal. Envolva bem e sirva quente ou fria. Acompanha bem churrasco.

Smoothie de morango
Rendimento: 01 porção
Ingredientes:
½ xícara (chá) de morangos congelados
½ xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de Amaranto em Flocos Vitalin
2 bolas de sorvete de creme
4 pedras de gelo

Modo de preparo:
Coloque no liquidificador todos os ingredientes, começando pelo suco de laranja, depois amaranto, sorvete, morangos e gelo. Bata em velocidade máxima por 3 minutos e sirva a seguir. Fica parecido com Milk Shake.

Chá frio de amaranto
O professor Carlos Spehar da Universidade de Brasília (UnB) dá a receita de uma bebida típica dos Andes, um tipo de chá.
Ingredientes:
Grãos de amaranto
Cravo
Canela
Açúcar mascavo

Modo de preparo
Os grãos ficam 24 horas de molho. Depois, são cozidos, e o caldo é misturado a uma infusão de cravo, canela e açúcar mascavo.  Depois das 24 horas, você deve escorrer a água e colocar o amaranto que ficou no fundo ao fogo de volta para a panela. É preciso colocar um litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. O amaranto vai engrossar o caldo. Depois, você deve coar a mistura. O líquido que sobrou na jarra forma a bebida gelada. Leve para o liquidificador a parte sólida do amaranto que restou no coador e triture mais um tempo. Depois volte a peneirar com água essa mistura. Nessa segunda peneirada, você vai obter um líquido mais espesso que forma o chá quente. Coloque a cravo e a canela. Depois, é só adoçar e colocar o limão. No final, você tem um refresco de amaranto, uma bebida energética, repleta de sais minerais e proteínas.
Bolo de amaranto com banana
Um das formas de consumir o amaranto, que faz tão bem à saúde, é cozinhando um bolo de amaranto com banana. Quem ensina a receita é Rosana e Bruna do laboratório de nutrição da USP.
Ingredientes:
1 ovo
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de margarina
1 banana amassada
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de farinha de mandioca
1 colher de chá de sal
1 colher e meia de fermento para pão
1 xícara de flocos de amaranto
1/4 de xícara de leite

Modo de preparo:
Para fazer a massa do bolo, é preciso de uma batedeira para misturar os ingredientes. Comece batendo o ovo com açúcar. Em seguida, coloque a margarina e a banana amassada. Assim que estiver misturado, pare de bater e coloque o amido de milho. Mexa com uma colher até incorporar o amido na massa. Depois, volte a bater e coloque a farinha de mandioca e o sal. Pare novamente de bater para colocar os flocos de amaranto que podem ser comprados em grandes supermercados ou em lojas especializadas. Mexa com uma colher até incorporar o amaranto na massa. Volte a bater e coloque o leite. Com tudo bem misturado, é hora de ir para a próxima etapa. Coloque a mistura em uma forma untada, espalhe e enfeite com rodelas de banana. Polvilhe açúcar e canela a gosto. No forno pré-aquecido, em temperatura média, coloque a forma para assar por 40 a 45 minutos.

Vitamina com morangos

Ingredientes:
1 xícara de chá de leite desnatado
1 copo de iogurte desnatado
2 colheres de sopa de amaranto em flocos
10 morangos  

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce a gosto com açúcar ou adoçante.

Bolo de Amaranto com Banana Passa

Ingredientes:
1 xícara de flocos de amaranto
1/2 xícara de farinha de aveia (trocar por fécula de batata se você for celíaco)
1 colher (chá) de sal
1 ovo (pode ser substituído por 1/2 xícara de chá de gel de linhaça em vegetarianos)
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de chá de banana passa picada
1/3 de xícara de margarina
1 banana amassada
1/2 xícara de amido de milho
1 colher e meio de fermento para pão
1/4 de xícara de leite ou leite de soja

Preparo:
Comece batendo o ovo com açúcar. Em seguida, coloque a margarina e a banana amassada. Assim que estiver misturado, pare de bater e coloque o amido de milho. Mexa com uma colher até incorporar o amido na massa. Depois, volte a bater e coloque a farinha e o sal. Pare novamente de bater para colocar os flocos de amaranto e a banana passa. Mexa com uma colher até incorporar o amaranto na massa. Volte a bater e coloque o leite. Coloque a mistura em uma forma untada, espalhe e enfeite com rodelas de banana. Polvilhe açúcar e canela a gosto. No forno pré-aquecido, em temperatura média, coloque a forma para assar por 40 a 45 minutos.

Peixe desfiado gratinado com amaranto - sem glúten

Ingredientes:
500 g de peixe em posta (tipo cação)
3 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta a gosto
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho picados
1 cebola ralada
1 cenoura média ralada
2 colheres (sopa) de Amaranto em Flocos Vitalin
50 g de queijo ralado
1 copo de requeijão cremoso light
1 caixinha de creme de leite light
Amaranto para polvilhar

Modo de preparo:
Tempere o peixe com o suco de limão, o sal e a pimenta. Deixe descansar por meia hora na geladeira. Refogue no azeite de oliva, o alho e a cebola. Acrescente o peixe e refogue por mais 10 minutos. Junte a cenoura e refogue por mais 5 minutos até que o peixe comece a desfiar. Retire do fogo e acrescente o requeijão, o creme de leite e o Amaranto em Flocos Vitalin e misture bem. Prove e ajuste o tempero se preciso. Transfira para um refratário médio untado ou vários refratários menores untados. Polvilhe com o queijo ralado e o Amaranto em Flocos Vitalin. Leve ao forno para gratinar.

Pão com Amaranto

Rendimento: 2 pães

Ingredientes da massa:
15 g de fermento biológico,
4 colheres (sopa) de Açúcar Mascavo Vitalin,
½ xícara (chá) de óleo de canola,
3 ovos, 250 ml de água ou leite,
1 colher (chá) de sal,
½ xícara (chá) de Farinha de Linhaça Dourada Vitalin,
½ xícara (chá) de Amaranto em Flocos Vitalin,
250 g de farinha de trigo,
1 xícara (chá) de centeio,
150 g de farinha de trigo (para dar ponto),
Amaranto em Flocos Vitalin e Semente de Linhaça Dourada Vitalin para polvilhar.

Preparo:
Misture o fermento, o Açúcar Mascavo Vitalin, o óleo, os ovos e a água ou leite, e reserve. Em uma tigela grande, junte o sal, a Farinha de Linhaça Dourada Vitalin, o Amaranto em Flocos Vitalin, 250 g da farinha de trigo e o centeio. Deixe o restante da farinha de trigo reservada (150 g). Misture muito bem. Adicione a mistura liquida reservada com as farinhas batendo com uma colher, até ficar bem homogêneo. Adicione aos poucos os 150 g de farinha de trigo até atingir o ponto em que desgrude das mãos, mas esteja bem macia. Sove por aproximadamente 20 minutos. Deixe crescer por 30 minutos. Divida a massa na metade. Coloque em fôrma de pão, untada e polvilhada, deixe dobrar de volume. Pincele levemente com óleo e polvilhe Amaranto em Flocos Vitalin e Semente de Linhaça Dourada Vitalin. Leve ao forno pré aquecido 180º C para assar por aproximadamente 40 minutos.

Cuscuz com Amaranto

Rendimento: 1 porção

Ingredientes:
1 xícara de amaranto em flocos
1 colher sopa de cenoura cortada em cubinhos
1 colher de sopa de ervilha fresca
1 colher de café de salsinha ou cebolinha picada
1 colher de chá de alho-poró
1 colher de chá de figo seco
1 pitada de cúrcuma
3 pimentas de biquinho
1 Punhado de amêndoas filetadas e tostadas levemente
azeite de gengibre
sal a gosto

Modo de preparo:
Toste levemente os flocos do amaranto, para deixar o ingrediente mais crocante e sem o aspecto de cru. Depois, faça o pré-preparo de todos os outros componentes do prato: separe a ervilha fresca, lave e passe rapidamente pela água fervente. Então corte a cenoura em cubinhos pequenos, assim como o figo turco. Corte o alho-poró em tirinhas. Em uma frigideira funda, coloque o azeite de gengibre para aquecer. E então, um a um, adicione os ingredientes. Primeiro o alho-poró, a ervilha, depois a cenoura, o figo turco, o amaranto, o cúrcuma em pó e a cebolinha. Retire a panela do fogo e adicione o alho crocante, que já é vendido pronto em casas de temperos e empórios. Por ultimo, entra a pimenta biquinho e as amêndoas em lascas. Misturado tudo, acerte o sal. Então o prato, rápido e nutritivo, está pronto para servir. Renato sugere como guarnição para peixes e carnes ou para incrementar saladas.

Biscoito de Amaranto

Ingredientes:
-1 xícara de amaranto em grãos
-1 xícara de farinha de amaranto
-2 xícaras de amido de milho
-3/4 de xícara de água
-2 ovos
-1/2 xícara de manteiga
-1/2 xícara de açúcar
-1 colher de sobremesa de fermento químico
-1 colher de sobremesa de sal

Modo de preparo:
Deixe o amaranto em grãos de molho por uma noite. Moa no liquidificador, com água, e adicione os ovos, o sal e o açúcar. Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha de amaranto. Adicione o fermento por último. Unte as bandejas e despeje em pequenas quantidades. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Retire quando começar a dourar (20 a 30 minutos).

O amaranto deve se tornar um hábito alimentar para as pessoas que se preocupam com a saúde e com a qualidade de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário