Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de março de 2011

ALHO NEGRO: ingrediente que chegou ao mercado de BH e conquistou os "chefs" mineiros.

A reportagem a seguir, comentada por mim, foi uma deliciosa leitura e descoberta que fiz quando folheava a revista Encontro. Simone Dutra, autora da reportagem original.





O alho, como já sabemos é um ingrediente que compõe uma alimentação saudável devido seu grande teor de antioxidante e de alicina, componente derivado do enxofre, responsável pela maioria das propriedades farmacológicas do bulbo e pelo seu odor intenso. Além disso, o alho é um ingrediente indispensável na maioria dos pratos e na composição de alguns tipos de temperos.

Porém, um ótima notícia é que um novo tipo do bulbo, já utilizado pelos chefs europeus e americanos chegou arrasando com seu papel preponderante na alta gastronomia brasileira. Sabor, aroma e textura!  Enquanto o alho branco possui o sabor um pouco amargo e cheiro muito forte, o alho negro possui a elegância da cor marrom intensa, consistência cremosa e sabor levemente adocicado. Há quem diga que seu sabor exítico se confunde com o gosto de cogumelo porcini.

 
Ainda é controvera a origem deste novo tipo de bulbo e não se tem a certeza se veio do Japão ou das Coréias. O quilo custa 110 reais e sua validade é de três anos. A sua aquisição pode ser onerosa para muitos, mas com dedicação e tempo pode ser cultivado para consumo, assim como faz a pesquisadora Marisa Ono, responsável pela divulgação do produto no Brasil.

Enfim, é um ingrediente muito versátil e pode ser usado em molhos, pastas e carnes mais leves como aves e peixes. Saboreem!!!


2 comentários:

  1. vamos combinar uma degustação?

    ResponderExcluir
  2. Ah Lu!!! Degustação só se for acompanhada de uma boa bebida... podemos escolher!

    ResponderExcluir