Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Biomassa da banana verde!

A banana é produzida na maioria dos países tropicais e é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro consumidor mundial. O Estado de Minas Gerais é um dos principais produtores de banana do país.

É uma fruta muito saborosa e por isso muito apreciada! Ainda, além de sua concentração de carboidratos e energia, esta fruta também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais.

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional, pois quando cozida apresenta alto conteúdo de amido resistente em sua polpa. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar: não é digerido e nem absorvido no intestino delgado, sendo então fermentado no intestino grosso, onde gera substâncias que servem como fonte de energia para as bactérias benéficas do nosso intestino. Assim, auxilia na manutenção da integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira contra a entrada de substâncias maléficas.

Contudo, o consumo de banana verde auxilia no estabelecimento de uma flora intestinal adequada, a qual contribui para uma melhora do trânsito das fezes no intestino, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação.

Saiba um pouquinho mais sobre outros 2 benefícios provenientes do consumo da banana verde:

Prevenção do desenvolvimento de diabetes
Outro efeito benéfico ao organismo é devido ao seu baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de açúcar no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula. 
Prevenção do desenvolvimento de doenças do coração
A fermentação do amido resistente no intestino produz o ácido propiônico que também atua na redução do colesterol (pela diminuição de sua produção pelo fígado e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares). 
A banana verde cozida pode ser agradavelmente consumida na forma de biomassa ou farinha. Esta última é industrializada e encontra-se em casas de produtos naturais. Estes subprodutos (biomassa e pó) são utilizados para a confecção de sucos, vitaminas, bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo.
O preparo da biomassa é simples e pode ser feito em casa!!!
OBSERVAÇÃO : somente bananas realmente verdes  (não aclimatadas), aquelas colhidas do pé, podem ser usadas.

         Modo de preparo da biomassa:
  1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
  2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
  3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos a partir de quando a panela pegou pressão;
  4. Deixe as bananas cozinhando até que a pressão da panela acabe, esperando o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira;
  5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela até que sejam retiradas as cascas aos poucos;
  6. Ao retirar toda a casca, a polpa deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente para não esfarinhar;
  7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
  8. Processe até obter uma pasta bem espessa. Se necessário, acrescentar um pouco da água do cozimento para bater no liquidificador, pois como a massa deve ficar bem espessa pode forçar o motor do eletrodoméstico;
  9. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por até 8 dias na geladeira ou por 3 a 4 meses no congelador (neste caso necessitará de um reprocessamento).

RENDIMENTO: 15 bananas verdes rendem 6 xícaras (chá) niveladas de biomassa. Cada xícara equivale a 4 colheres de sopa bem cheias de biomassa.
Este rendimento pode variar por causa das diferenças entre os tamanhos das bananas. Mas, sempre utilizo banana prata e os rendimentos que obtive foram muito aproximados do apresentado.

RECEITAS COM BIOMASSA DE BANANA VERDE COMO INGREDIENTE:

Bolo de fubá

Ingredientes
1 Xícara de Biomassa
2 Xícaras de Fubá
2 Xícaras de Farinha de Trigo
2 Xícaras de Açúcar
1 Colher de Sopa de Fermento em Pó
1 Colher de Chá de Sal
1 Ovo Inteiro
1 Xícara de Leite
1 Xícara de Óleo

Modo de preparo
Colocar o leite e a biomassa em uma panela até levantar fervura. Colocar no liquidificador e acrescentar o açúcar, o ovo, o óleo e o sal. Bater bem. Colocar numa tigela a farinha, o fubá e o fermento em pó. Despejar o conteúdo do liquidificador sobre as farinhas, mexendo bem. Colocar a massa numa forma de bolo e levar ao forno.  Assar até dourar.

Caldo verde

Ingredientes
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 folhas de louro
15 xícaras de água
3 xícaras de Biomassa
1 maço de couve-manteiga cortada bem fina
Azeite de oliva a gosto
1 cubo de caldo de verduras
Sal a gosto  

Modo de preparo
Ferver na água a cebola, o alho, a Biomassa, o caldo de verduras, o louro e o sal. Após a cebola cozinhar, bater tudo no liquidificador, menos o louro. Colocar toda a mistura de volta na panela. Levar ao fogo e juntar a couve-manteiga. Mexer até a couve ficar cozida. Ao servir regar com azeite.

Feijão

Ingredientes
2 xícaras de feijão
2 ½ l de água
1 colher (chá) bem cheia de colorau ou urucum
2 colheres (chá) de cebola picada
2 dentes de alho
2 folhas de louro
2 tabletes de tempero de feijão
Sal a gosto
1 xícara de Biomassa
2 colheres (sopa) de óleo

Modo de preparo
Escolher o feijão e lavá-lo bem. Cozinhar o feijão na panela de pressão com a água e o louro por 25 a 30 minutos e reservar. Retirar umas 6 conchas da água do feijão e bater com a Biomassa, o tempero do feijão, o colorau ou urucum e o sal e reservar. Refogar no óleo a cebola e o alho e deixe fritar bem. Juntar o refogado e umas 3 conchas de feijão cozido e refogado na panela de pressão. Sobre o feijão despejar a mistura do liquidificador. Mexer até levantar fervura e manter a panela no fogo até obter um caldo grosso.

Molho de tomate

Ingredientes
1 Cálice de Vinho Madeira
½ Xícara de Champignons Fatiados
½ Xícara de Casca de Banana Verde Cozida e Picada Fina
1 Cubo de Caldo de Carne
2 Xícaras de Água Fervendo
1 Xícara de Biomassa
Sal a gosto

Modo de preparo
Diluir o cubo de caldo de carne na água fervendo. Levar ao fogo com o vinho até ferver. Bater esse caldo no liquidificador com a Biomassa. Voltar com essa mistura ao fogo e acrescentar o champignons e casca de banana verde cozida e picada.  Mexer bem e verificar o sal. Ferver por 3 ou 4 minutos para homogeneizar bem. Servir bem quente.

Brigadeiro

Ingredientes
1 Lata de Leite Condensado
1 Lata de Leite
500g de Biomassa
50 g de Margarina
150 g de Chocolate em Pó
200 g de Chocolate Granulado para Confeitar

Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes numa panela e levar ao fogo. Mexer até soltar do fundo da panela, no ponto de enrolar docinhos. Despejar em uma bancada e deixar esfriar. Enrolar normalmente, como se faz com o brigadeiro tradicional. Passar no chocolate granulado.

Musse de maracujá

Ingredientes
1 Xícara de Suco de Maracujá
1 Xícara de Leite
1 Pacote de Gelatina em Pó sem Sabor
4 Xícaras de Açúcar
2 Xícaras de Biomassa
1 Lata de Creme de Leite sem Soro (opcional)

Modo de preparo
Levar ao fogo o leite com a Biomassa, bater no liquidificador e voltar ao fogo. Acrescentar o açúcar, mexendo sempre até ferver. Retirar do fogo e juntar a gelatina previamente desmanchada em ½ xícara de água fria e bater no liquidificador, adicionando o suco de maracujá. Depois juntar toda essa mistura e bater novamente no liquidificador. Se quiser, pode acrescentar o creme de leite sem soro, batendo no liquidificador mais um pouco. Colocar essa mistura numa vasilha funda para gelar por pelo menos 12 hora.

Suco energético

Ingredientes
- Suco de 1 Laranja
- 1 Folha de Couve
- 100 mL de Suco de Uva
- 1 Colher de Sopa de Linhaça
- 1 Colher de Sopa da Biomassa de Banana Verde

Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificador e consumir este suco energético no café da manhã.

Suco mix

Ingredientes
- 200 g de Biomassa de Banana Verde;
- 500 ml de Suco de Laranja;
- 400 g de Melancia sem Semente;

Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador, despejar numa jarra e levar à geladeira.

OBS: Se preferir mais doce, acrescentar açúcar ou adoçante a gosto. Essa massa poderá ser utilizada na preparação de lasanha, ravióli, talharini, caneloni, entre outros.

Massa básica

Ingredientes
- 400 g de Biomassa de Banana Verde Integral
-1/2 kg de Farinha de Trigo
-3 Ovos

Modo de preparo  
Misturar todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Abrir com o rolo até a massa ficar bem fina e cortar no formato que deseja.

Hambúrguer

Ingredientes
- 800 g a 1 Kg de Carne Moída de sua preferência.
- 300 g de Biomassa de Banana Verde Integral (descongelada).
- Temperos a gosto.
- Se quiser incrementar, acrescente 3 colheres (sopa) de Aveia (flocos finos) ou Farelo de Aveia ou Farelo de Trigo. (Indico!!!)

Modo de preparo
Levar a Biomassa ao forno de microondas por 2 ou 3 minutos para que ela possa ficar com uma consistência mais cremosa. Colocar a carne, os temperos e a Biomassa em uma vasilha grande e misturar tudo até a massa ficar homogênea.  Moldar a massa em forma de hambúrguer, embalar e levar ao freezer para congelar.

Minha sugestão: acrescente uma colher (sopa) de biomassa da banana verde no suco da colação (lanche da manhã). Escolha uma fruta de sua preferência e bata tudo no liquidificador! Fica uma delícia!

Referências:

BOTREL, N. et al .. Inibição do amadurecimento da banana-'Prata-Anã' com a aplicação do 1-metilciclopropeno. Rev. Bras. Frutic.,  Jaboticabal,  v. 24,  n. 1, Abr.  2002 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452002000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em  12  Set.  2010. 

CONSULTORIA NUTRICIONAL. VP, Nutrição Funcional. Disponível em <http://www.vponline.com.br/blog/?p=44>. Acesso em 13 Set. 2010.

SALGADO, S.M., et al..Aspectos Físico-químicos e Fisiológicos do Amido
Resistente. B.CEPPAC, Curitiba, v. 23, n. 1, p.109-122 jan./jun. 2005. Disponível em <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/alimentos/article/viewFile/1281/1074> . Acesso em 12 set. 2010.

Dicas de Nutrição para uma vida saudável. Disponível em <http://www.dicasdenutricao.com/2010/03/biomassa-de-banana-verde.html>. Acesso em 12 set. 2010.

Vale Mais. Alimento Funcional é saúde. Disponível em <http://www.valemaisalimentos.com.br/literaturas.php?id=4 >. Acesso em 13 set. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário