Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

Endívias!!!

No próximo dia das mães (08/05/2011) reunirei com minha linda família para um almoço especial. Então, minha adorável prima Kaká sugeriu um cardápio dígno para esta comemoração. A Entrada escolhida para este cardápio especial foi: Endívias recheadas com Gorgonzola! Uhmmmm... delícia..... ihih xixixixi, mas o que será que são estas tais endívias? Interrogação fieta pelo meu marido, que não entende bulufas de culinária!!! Mas  como eu imagino que esta curiosidade em saber o que são endívias pertence também aos que gostam de cozinhar e de saborear belíssimas preparações, resolvi escrever e esclarecer as dúvidas sobre este alimento.


A endívia ou chicória (Cichorium endivia L.) pertence à família Asteraceae e é originária da Índia. Foi usada na alimentação como salada desde os primórdios do Egito e também foi conhecida dos gregos e romanos. Apareceu na Inglaterra em 1548 e foi mencionada num catálogo de sementes nos Estados Unidos em 1806, embora tenha sido introduzida antes dessa data. Existem dois grupos de variedades segundo a forma de suas folhas: Cichorium endivia var. Crispa que tem folhas muito divididas e retorcidas, com os bordos dentados e Cichorium endivia var. Latifolia que tem folhas amplas, lisas e apenas os bordos dentados. Essa última, também é denominada como escarola (ou almeirão) e parece ser mais antiga do que a de folhas estreitas e divididas.

A chicória (Cichorium endivia L.), juntamente com alface, repolho, rúcula e couve-folha são as principais hortaliças folhosas. Pode ser consumida refogada ou na forma tradicional como salada, que independente da forma de consumo constitui-se em um alimento rico em vitaminas (A e K) e folato.

A chicória, incluindo tanto a de folhas lisas ou crespas, é produzida em pequenas quantidades em muitos países, principalmente na Europa e na América do Norte. Os principais produtores são Itália, França, Espanha, Estados Unidos e Holanda. No Brasil, a média de comercialização da chicória no período 1995-99, na Central de Abastecimento Geral de São Paulo foi de 45805 engradados, com preços médios de R$ 5,01/engradado, ultrapassada somente pela alface, entre as folhosas, com volume de comercialização de 25.000 toneladas por ano.

A época de maiores preços alcançados na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) pela chicória ocorre entre novembro a abril, período em que a elevação da temperatura e o aumento nos índices pluviométricos dificultam o desenvolvimento de hortaliças folhosas com conseqüente redução na oferta e elevação dos preços.


CURIOSIDADES: endívia X chicória 

Um seminário, realizado por um aluno de mestrado da ESALQ (escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) trouxe algumas informações interessantes:

·         Os brasileiros, argentinos e chilenos chamam de chicória o mesmo produto que os europeus e os americanos chamam de endívia.

·         No Brasil a chicória é plantada em consórcio com a alface. Hoje a chicória tem uma área 4 vezes menor que a da alface. É a espécie botânica Cichorium endivia L. (também conhecida como almeirão ou escarola).

·         A chicória veio com os italianos. O seu sabor amargo dá uma excelente combinação com "comidas fortes", como carne de porco.

·         A escarola é uma chicória de folhas largas.

·         O branqueamento da chicória que é feito 10 a 15 dias antes da colheita pela cobertura da planta com um cone de estiolamento ou com o seu fechamento com um elástico, reduz o sabor amargo das folhas. Quanto mais brancas as folhas, menor a fotossíntese e a produção de clorofila e menor o amargor.

·         O radicchio é uma chicória com cabeça. Apresenta diferentes cores : amarela, verde, roxa, branca, variegado. A catalonha é uma chicória tipo roseta com folhas alongadas e divididas. Já o almeirão é uma chicória com folhas inteiras.

·         A endívia é a brotação de uma raiz tuberosa, conduzida num ambiente escuro. Tem uma primeira etapa (100 a 150 dias) que é a fase vegetativa de produção, em que a planta vegeta e acumula reservas na raiz, que é arrancada. E uma segunda etapa (20 a 30 dias) de produção do broto estiolado numa temperatura de 10 a 20°C. O processo todo dura seis meses. A espécie botânica é Cichorium intybus var. foliosum. Os europeus torravam a raiz da endívia e faziam café na falta do Coffea arábica.

RECEITAS:

Endívias com queijo e romã

Receita sugerida no site da Nestlé, disponível em <http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/endivias_com_queijo_e_roma.aspx>

Ingredientes

·         2 maços de endívia
·         1 xícara (chá) de ricota amassada
·         meio copo de Requeijão Cremoso Nestlé
·         1 colher (chá) de Fondor Maggi
·         1 colher (chá) de gergelim preto
·         1 romã grande

Modo de Preparo
Lave as folhas de endívia e seque-as com papel absorvente. Em uma tigela, misture a ricota com o Requeijão Cremoso NESTLÉ® e o FONDOR MAGGI®. Coloque uma colher (sopa) de creme de ricota no centro de cada folha. Polvilhe o gergelim e as sementes da romã e sirva.
Sugestão:
            Se desejar substitua a romã por uvas verdes cortadas ao meio.
Faz Bem Saber:
A romã é uma fruta milenar muito simbólica para diversos povos. Os gregos dedicaram a romãzeira a Afrodite, deusa do amor, enquanto os judeus usam a fruta no ritual de Ano Novo. No Brasil, a romã simboliza fartura e fertilidade.
Características da receita:
          Rende 10 porções. Tempo de preparo é de 15 minutos. Pode ser servido como Entrada. Tipo de prato: legumes e verduras. Baixo custo.

Salada de endívias com salmão


Receita sugerida no site da Globo, disponível em <http://eptv.globo.com/caminhosdaroca/REC,0,1,330600,Salada+de+endivias+com+salmao.aspx>.


Ingredientes
2 endívias lavadas e secas
100g de salmão fresco em fatias finas
3 colheres (sopa) de dill picado ou hortelã fresca bem picadinha
300g de coalhada fresco (ou iogurte natural)
Sal e Pimenta do reino
100g de nozes descascadas e picadas grosseiramente
Fios de azeite

Modo de Preparo
- Corte as endívias no sentido do comprimento e depois ao meio; misture com as nozes e regue com um pouco de azeite e reserve em geladeira até a montagem - que não deverá ser muito demorada.
- Faça o molho: misture a coalhada com o dil e uma pitada de sal; mexa bem e refrigere.
- Monte a salada: em um prato grande, coloque as endívias temperadas; distribua as fatias de salmão em todo o entorno da salada, reservando uma ou duas fatias para decorar o centro do prato.
- Regue a salada com um pouco de molho e sirva o restante à parte.


Referências:

BATISTA, C.M.; et al. Effects of different levels of fertirrigation on morphophysiological characteristics of Endive seedlings.  Agrarian, v.2, n.6, p.135-143, out./dez. 2009. Disponível em <http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/938/573>. A cesso em 3 abril 2011.

SA, Guilherme Domingues de e Reghin, Marie Yamamoto. Desempenho de Duas cultivares de Chicória in Três Ambientes de Cultivo. Ciênc.. agrotec. [online]. 2008, vol.32, n.2 [citado em 2011/05/03], pp 378-384. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542008000200005&lng=en&nrm=iso>.

Roberto Dimenstein; et al. Alimentos regionais fontes de vitamina a conhecidos por parturientes atendidas em maternidade pública. Extensão e Sociedade – 2010 – Ano 01 - Nº 2 – Vol. 1 – PROEX. Disponível em < http://periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/extensaoesociedade/article/viewFile/867/800>. Acesso em 5 abril 2011.

HORTIBRASIL. Disponível em <http://www.hortibrasil.org.br/nov091002.htm>. Acesso em 5 abril 2011.

REGHIN, M.Y.; OTTO, R.F.; OLINIK, J.R., JACOBY, C.F.S. Produtividade da Chicória (Cichorium endivia L.) in FUNÇÃO de Tipos de bandejas e idade de mudas de transplante. Ciênc.. agrotec. [online]. 2007, vol.31, n.3 [citado em 2011/05/03], pp 739-747. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542007000300021&lng=en&nrm=iso>.


4 comentários:

  1. Adoreeeeeeeeeeeei !!!!!!! Parabéns, o seu blog tá um sucesso !!!!!!!!!!! Beijão e muito sucesso !!!! Kaká.

    ResponderExcluir
  2. Peraí... tudo bem que eu nunca tinha ouvido falar de endívias (e agora, estou expert no assunto, depois dessa aula que minha esposa deu neste blog). Mas eu sei fazer omelete, e um dia vou publicar minha receita especial... quem provou, aprovou! Parabéns pelo blog!!! Beijao

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo blog!! confeso que eu sou de minas mais nao sabia o que era endivias.... bom agora sei o que e....Muito bom!! mesmo

    Parabens sucesso !!!! viva o endivias!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Entao essa tal de endivias nada mais é que chicoria?

    ResponderExcluir