Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

DIETA DETOX e seus segredos!

 
DIETA DETOX
 
Há algum tempo as pessoas já comentam sobre a dieta “DETOX” ou “DESINTOXICANTE”. Como o próprio nome diz, esta dieta tem o propósito de desintoxicar o organismo, ou seja, “expulsar” nutrientes que podem estar fazendo mal e prejudicando a saúde. O termo “expulsar” é muito utilizado quando se refere a esta dieta, mas, na verdade, se prioriza a restrição de alguns alimentos como, por exemplo, os que têm lactose, glúten, gordura, açúcar e cafeína. Alerta!!! A restrição de alimentos não prejudica a saúde. Entretanto, se não for acompanhada por um profissional e se permanecer por longo período pode oferecer riscos ao organismo, já que levará à carência de outros nutrientes fontes nestes alimentos.
 Portanto, não há uma fórmula secreta ou uma dieta específica. Para desintoxicar o organismo é necessário procurar um nutricionista para planejar uma alimentação adequada e o mais importante: personalizada!
 Ainda, é preciso lembrar que o órgão responsável por desintoxicar nosso organismo é o fígado. E temos sempre que contar com o seu bom funcionamento. Cuidado: uma dieta muito restrita e sem acompanhamento pode prejudicar o fígado!
 Sugestões para desintoxicar o organismo:
  • Evitar o consumo excessivo de alimentos com açúcar, farinha branca, carne vermelha e álcool (estimulam liberação de substâncias tóxicas pró-inflamatórias e essas quando alcançam as células podem provocar desequilíbrio orgânico em alguns órgãos).
  • Beber muita água.
  • Consumir hortaliças e frutas, pois são ricas em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino, e minerais e vitaminas que são indispensáveis em vias metabólicas importantes para nossa sobrevivência.
  • Além das fibras, os probióticos têm um papel importante para a saúde do intestino. Se o intestino funciona bem, ocorre uma maior eliminação de toxinas e, ainda, uma maior proteção contra microorganismos maléficos.
  • Proteja seu fígado: evite alimentos ricos em açúcar e gordura (doces, frituras, gordura aparente da carne, chocolates gordos, etc), principalmente gordura saturada. O açúcar em excesso no sangue se transforma em gordura que se acumula no fígado, assim como quando os níveis de trigliceres e LDLc (colesterol ruim) estão altos no sangue. O acúmulo de gordura no fígado chamamos de esteatose hepática.
  • Fazer atividade física regularmente também ajuda a proteger o fígado, já que a gordura acumulada é metabolizada com maior facilidade.
  • Incluir chá na dieta traz benefícios quando se quer desintoxicar o organismo. Como o chá tem substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que estimulam a diurese, eles também auxiliam o corpo a eliminar substâncias tóxicas. Os melhores são aqueles feitos direto com a erva por infusão.  
Como mencionado, o acompanhamento profissional é muito importante, pois não são todas as pessoas que podem restringir nutrientes e até mesmo seguir as sugestões descritas aqui.
 
 Cuide da saúde! Alimente-se bem: o importante é aliar o adequado ao prazeroso!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário